Pacientes com diverticulite podem ingerir sementes?
Estudos recentes revelam que a ingestão de grãos atua positivamente na prevenção das crises de diverticulite. Estas evidências contrapõe a crença popular de que pacientes com doença diverticular não possam ingerir sementes, incluindo tomates, cereais, milho, nozes, entre outros.
De acordo com a hipótese popularmente conhecida, acreditava-se que as sementes poderiam agir obstruindo o divertículo e, por isso, causando inflamações ou infecção.
Os estudos indicam, ainda, que os casos que apresentam menor recidiva dos sintomas são os quadros com alimentação rica em fibras durante o período pós-crise. Além de uma excelente fonte de nutrientes, as sementes e grãos atuam na prevenção do câncer de intestino e auxiliam na diminuição do colesterol.
Entretanto, durante o quadro de diverticulite a ingestão destes alimentos não é recomendada e a dieta deve ser orientada por um especialista.
A diverticulite ocorre quando os divertículos presentes no intestino grosso inflamam, podendo apresentar abcesso ou perfuração. Os sintomas incluem dor abdominal, febre, náuseas e mudança nos hábitos intestinais.