Incidência de câncer colorretal aumenta em adultos mais jovens

Um estudo publicado recentemente pelo Journal of the National Cancer Institute revelou que os casos de câncer colorretal têm aumentado de maneira expressiva entre os adultos de 20 a 39 anos, representando um aumento de até 2,4% ao ano, nos casos de câncer de cólon. Entre adultos de 40 a 54 anos, os diagnósticos aumentaram de 0,5 a 1,3% ao ano. 

Um terço dos casos de câncer de reto têm ocorrido em pessoas com menos de 55 anos, de acordo com o estudo, que levou em conta o banco de dados da população americana, envolvendo mais de 490 mil pacientes. O estudo revela ainda um declínio no diagnóstico deste tipo de câncer na população com mais de 55 anos. 

O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, é o câncer que acomete a porção final do intestino: o intestino grosso (conhecido como cólon), o reto e o ânus. A dieta rica em gordura animal, carne vermelha e alimentos processados está relacionada aos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal.

A colonoscopia é um dos principais exames utilizados para diagnóstico do câncer colorretal. Por isso, ao identificar os sintomas abaixo é importante a busca por auxílio médico para realização de um exame clínico.

>>Mudança do hábito intestinal, constipação ou diarreia. 

>>Anemia ou cólica abdominal. 

>>Sangramento. 

>>Sensação de evacuação incompleta.