O que é bolsa colostomia?
Colostomia é a exteriorização do intestino grosso, que ocorre através de uma abertura no abdômem para a eliminação das fezes. “Esta abertura é realizada através de um procedimento cirúrgico e é indicada nos casos em que os pacientes apresentam problemas que impedem a evacuação, sejam eles transitórios ou definitivos. Estes problemas podem ser ocasionados por lesões causadas por acidentes, câncer ou doenças inflamatórias”, relata a coloproctologista Ornella Cassol, que atende nas cidades de Passo Fundo e Marau.
Os pacientes ostomizados podem manter a qualidade de vida, mesmo com o uso de bolsa de colostomia. A bolsa adesiva serve como um reservatório e é interligada ao orifício no abdômem, seu uso exige um período de adaptação orientado por profissionais.
“A bolsa de colostomia coleta o conteúdo fecal após ser implantada na parede abdominal. É fina e não fica visível. É ajustável junto ao corpo por baixo da roupa. Além disso, dificilmente a bolsa gera odor ruim. Se isso ocorrer, existem substâncias como o carvão ativado que podem ser utilizadas para neutralizar o odor”, finaliza Dra. Ornella.
A colostomia é indicada para tratar diversas doenças e condições diferentes, como:
Abertura anal bloqueada ou ausente
Infecções graves, como diverticulite e inflamação de pequenos sacos no cólon
Doença inflamatória intestinal
Lesão do cólon ou reto
Bloqueio intestinal ou intestinal parcial ou total
Câncer retal ou de cólon
Feridas ou fístulas no períneo.