Exames para prevenção colorretal devam ser feitos a partir dos 45 anos
A indicação da Sociedade Americana do Câncer recomenda que de que os exames deveriam iniciar aos 50 anos mudou em decorrência do aumento de casos nos EUA.
Câncer do intestino grosso, chamado também câncer de cólon e reto ou câncer colorretal, é uma doença que atinge homens e mulheres. Em sua maioria, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticada, maiores as chances de cura da doença.
De acordo com Sociedade Americana do Câncer, exames de prevenção do câncer colorretal devem ser feitos a partir dos 45 anos em vez dos 50, recomendação anterior. A mudança veio depois que houve um aumento nos casos de câncer deste tipo nos EUA entre adultos mais jovens. A nova recomendação foi publicada na revista científica "CA: A Cancer Journal for Clinicians".
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer colorretal é o terceiro que mais mata pessoas no mundo.
Tipos de Exames
A Sociedade Americana do Câncer revisou vários estudos sobre exames usados na prevenção do câncer colorretal. Os pesquisadores identificaram diferentes estratégias que podem ser eficazes. Eles sugerem que a partir dos 45 anos, as pessoas façam uma colonoscopia a cada 10 anos ou uma colonoscopia virtual a cada cinco anos; ou uma sigmoidoscopia a cada cinco anos; um teste de DNA de fezes a cada três anos; um teste imunoquímico fecal anualmente; ou um teste de sangue oculto nas fezes de alta sensibilidade a cada ano.
Saiba mais sobre Colonoscopia CLIQUE AQUI
Casos
O estilo de vida mudou muito nos últimos anos. A obesidade está associada com um aumento da incidência de vários tipos de câncer, incluindo o colorretal. Dietas com muita comida processada, sedentarismo e o ambiente também podem ser fatores que contribuem para o aparecimento da doença. O consumo de carne vermelha, carne processada e bebidas alcóolicas, entre outros fatores, pode aumentar as chances de câncer colorretal.
Prevenção
Para qualquer adulto, não importa a idade, é importante prestar atenção ao seu corpo e aos hábitos intestinais. De acordo com o Instituto Oncoguia a maioria dos casos de câncer colorretal, em estágio inicial, não apresenta quaisquer manifestações clínicas. Por isso, é importante ficar atento a qualquer mudança, sinal ou sintoma diferente.