Coloproctologista Ornella Sari Cassol é aprovada na defesa de tese doutorado na PUCRS
A médica coloproctologista, Dra Ornella Sari Cassol, foi aprovada em sua defesa de Tese de Doutorado em Clínica Cirúrgica do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A pesquisa intitulada ‘Incidência e prevalência estimadas de Doenças Inflamatórias Intestinais no Estado do Rio Grande do Sul’ foi orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Vontobel Padoin e co-orientada pelo Prof.Adj. Rogério Saad-Hossne.
“As Doenças Inflamatórias Intestinais tem apresentado uma mudança no padrão epidemiológico. Tradicionalmente era doenças das nações ocidentalizadas, com incidência e prevalência maiores em países com maior desenvolvimento econômico, especialmente Europa, EUA e Canadá. A partir do século XXI a epidemiologia vem apresentando mudanças. Estudos mostram que a incidência e prevalência vem aumentando nestes países recentemente industrializados como o Brasil. Desta forma compreender a nossa epidemiologia do estado do Rio Grande do Sul é de suma importância”, declara a coloproctologista.
Este foi o primeiro estudo realizado no estado do Rio Grande do Sul (RS), com objetivo de estimar a incidência e prevalência das Doenças Inflamatórias Intestinais no RS. Os dados deste estudo mostra resultados similares a outros estudos brasileiros.
A defesa da tese aconteceu no dia 10 de fevereiro e a banca contou com a presença dos professores doutores Rogério Parra, Henrique Filmann, Letícia Alves.
Sobre a Dra. Ornella
É membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Atualmente atua como Coloproctologista junto ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo e também realiza assistência médica nos Sistema Único de Saúde (SUS), Convênios e Particulares. Membro do ECCOO - European Crohns and Colitis Organization. Membro do GEDIIB (Grupo de estudos da doença inflamatória intestinal do Brasil) e Coordenadora da Comissão de Cirurgia e Regional Interior RS GEDIIB.
Em fevereiro de 2020 participou de estágio internacional no Serviço de Coloproctologia do AMC Hospital, em Amsterdan na Holanda. Com ênfase no tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais foi realizado acompanhamento do atendimento dos pacientes em ambulatório, cirurgias e unidade de endoscopia. O Professor Willen Bemelman foi orientador do clinical fellowship.
Preceptora do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Além disso é professora do curso de Medicina da IMED e Coordenadora da Disciplina de cirurgia da IMED.