Inflamatórias Intestinais
Estima-se que as doenças inflamatórias intestinais prejudicam significativamente a vida de 78% dos pacientes, segundo a pesquisa Jornada do Paciente com DII, feita pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) com mais de 3 mil brasileiros afetados por essas condições. Reconhecer os sintomas para o diagnóstico e o início do tratamento adequado são essenciais para proporcionar o bem-estar das pessoas. As DII são doenças provenientes de uma desordem do sistema imunológico, e como consequência, as células de defesa agridem os órgãos que compõem o trato gastrointestinal, especialmente os intestinos, grosso (cólon) e delgado.
Ainda sem causa comprovada, as doenças inflamatórias intestinais podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, sendo possível serem agravadas pelos hábitos de vida. Embora não haja cura, o diagnóstico precoce pode permitir seu controle e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn são as mais conhecidas, ao apresentar sintomas como diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso e febre, um médico coloproctologista deve ser consultado para avaliação.
É importante estar em dia com os exames periódicos, assim o médico poderá avaliar seu estado de saúde geral e detectar essas outras doenças.