É necessária alguma preparação para a consulta com a coloproctologista?
Muitas pessoas evitam procurar o médico coloproctologista porque desconhecem os procedimentos e a natureza das consultas, que são fundamentais para a prevenção e diagnóstico de várias doenças.
Na primeira consulta, o médico irá dialogar com o paciente, entender suas queixas, identificar possíveis fatores de risco, analisar seus hábitos de vida, padrão intestinal e os sintomas que o trouxeram ao consultório. Mas como se preparar?
Antes da consulta não é necessário se depilar. A higiene íntima deve ser feita como de costume, sem a necessidade de limpeza interna do ânus. Se você for mulher, fique tranquila em relação a menstruação, pois este não é um fator que atrapalha ou impede a realização da consulta. Se você estiver com diarreia, deve apenas informar ao médico, e se algum exame estiver marcado, poderá ser reagendado. Evite o uso de laxantes, e também de pomadas logo antes da consulta, já que podem cobrir lesões.
Em relação a alimentação, siga sua a rotina habitual, mesmo que certos alimentos possam causar gases ou inchaço abdominal. Isso permitirá ao médico avaliar a distensão abdominal do paciente.
E não se preocupe! A consulta é muito mais simples do que você pensa!